Yoga X Pilates

O Pilates, criado por Joseph Pilates em 1920 e teve diversas influencias, como o Yoga e baseia-se em movimentos orientados por máquinas, sendo assim, a técnica se aproxima mais dos treinamentos com cargas do que com o Yoga, no sentido de que o corpo é trabalhado utilizando movimentos de resistência que objetivam também a aumentar os músculos. Porém, alguns movimentos realizados no solo se aproximam mesmo dos movimentos do Yoga, mas as ênfases são diferentes: o Pilates não envolve consciência existencial.

A consciência existencial é o cuidado com o corpo, o cuidado consigo e com o outro e o cuidado com o ambiente a sua volta. A consciência existencial leva a uma percepção INTEGRAÇÃO e conduz o praticante a uma ecologia mental (descartando os pensamentos que geram stress).

O Pilates está mais focado na força do corpo e em como ele se movimenta. Sendo assim, se seu objetivo é exercitar seu corpo enquanto acalma e domina sua mente, então Yoga é a sua opção...

As técnicas corporais do yoga dão ênfase, entre outros aspectos, ao alinhamento postural do corpo, o fortalecimento das articulações, DESINTOXICAÇÃO, flexibillidade, qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente-espírito.

As técnicas respiratórias e o aspecto meditativo do Yoga ajudam a aliviar o stress da rotina diária. Ambos os métodos são eficazes e com a ajuda de um bom instrutor, certamente seu corpo se beneficiará.